No dia 24 de outubro, quinta-feira, das 19h às 22h, a Tapera recebe o lançamento do livro-disco “Sistema de Soma: A Quebrada Constrói”, da banda Asfixia Social. Haverá debate com Kaneda Mukhtar (Vocalista e líder do Asfixia Social) – com mesa de convidados composta por Adriana de Barros (Editora de Música do UOL), Tony Aiex (Editor do Site TMDQA), Kátia Abreu (Diretora Artística do Dia da Música), Carla Figlia (Business Development na OneRPM e Diretora da plataforma Bee My Ears), Professora Claudia Regina Dias, Professor Felipe Yanez, grupo de adolescentes VOPO (Vozes Poéticas) e Fernando do Valle (Jornalista e Editor do Blog Zona Curva). Entrada gratuita.
Após o Debate, faremos a audição na íntegra do novo álbum no bar anexo, apresentando os lyric vídeos das novas canções, além de trechos retratando o primeiro tour europeu da banda, que aconteceu em Agosto/2019 passando por países como Inglaterra, Holanda, Alemanha e Portugal.
“O novo trabalho do grupo Asfixia Social é resultado da missão artística e social da banda, que tem o “Social” não somente como nome ou indicativo crítico, e sim como um norte de seu processo criativo, evidenciado pelo projeto sócio-educacional Sistema de Soma, que rodou por escolas e ONGs da periferia de São Paulo usando a linguagem poética do hip hop e a força da música para criar uma conexão com os jovens dessas comunidades.
Cerca de 1000 estudantes foram impactados desde 2016 pelo projeto, que agora ganha vida apresentando 10 canções inéditas, além de desenhos e poemas criados em conjunto com os jovens em oficinas de poesia realizadas pelo Asfixia Social, de forma 100% independente.
Nesse terceiro trabalho de inéditas, os músicos buscam conectar as ruas com o mundo digital e vice-versa, trazendo a vida real para o livro-disco de forma orgânica e representativa. Cada canção interage e se conecta com o cotidiano periférico das grandes cidades, evidenciando um mundo escravizado pela grana e por uma sociedade de “vencedores frustrados”, partícipes de um sistema que perpetua a pobreza e a ignorância programada da nova era digital, caracterizada pela superficialidade e manipulação da informação em escalas nunca antes vivenciadas.
Ao longo do álbum e em cada página do livro, o grupo desafia sua audiência a pensar e sentir a realidade ao seu redor, como um gatilho constante para não aceitar as mentiras e injustiças dessa era.
Fica nítido o quanto este trabalho é orientado em não dar sossego ao ouvinte em nenhuma das faixas. É possível ouvir o samba onde o rock parece estar onipresente, sentir o reggae e o ska com o peso e identidade da banda, tudo entre rimas rap, levadas e riffs urgentes, que se misturam em referências brasileiras e globais diversas.
Esse conceito dá um caráter universal ao “Sistema de Soma: A Quebrada Constrói”, trabalho que, mesmo predominantemente em português, abriu as portas do mundo para o Asfixia Social. Com a tour “Where´s Democracy?”, a banda passou por festivais, casas de shows e centros culturais importantes em países como Inglaterra, Holanda, Alemanha e Portugal, lançando o livro-disco em terras estrangeiras e cutucando a ferida da pouca visibilidade dada pela mídia aqui no Brasil.
Mas com a força de diversos artistas independentes que se somam ao Asfixia Social, é a hora de oficialmente lançar o trabalho no Brasil, e nada melhor que levar tudo isso ao centro de São Paulo em parceira com a Tapera Taperá. A livraria abriu suas portas para que a banda converse com o público, apresente o livro-álbum em cada detalhe, numa grande noite de poesia e música. Haverá a audição completa das 10 canções do Livro-Disco, com exibição de clipes no telão e sessão de autógrafos, dando o pontapé inicial para os shows de lançamento do livro-disco por espaços culturais, escolas e centros de eventos Brasil afora.”