Lançamento “Tutankáton”, de Otavio Frias Filho

Lançamento Mediação da Leitura Literária em Bibliotecas
21 de novembro de 2019
Participação política em tempos de Bolsonaro
21 de novembro de 2019

Lançamento “Tutankáton”, de Otavio Frias Filho

Date: 12 de novembro de 2019
Time: 19:00  to  22:00

No dia 12 de novembro, terça-feira, às 19 horas, acontece o lançamento do livro “Tutankáton”, de Otavio Frias Filho, publicado pela Editora Cobogó. Haverá bate-papo sobre o livro com Fernanda Diamant, Mika Lins, Bete Coelho e Marcelo Coelho. Entrada gratuita.

“No Egito Antigo, uma vidente anuncia a ruína num país já combalido pela seca e pela peste. O jovem faraó herda o trono, mas seu caráter o leva à paralisia. A multidão está insatisfeita e a guerra se aproxima. É nesse cenário que se desenrola Tutankáton, peça de Otavio Frias Filho, escrita em 1990. Ao final, notas do próprio autor iluminam suas escolhas estéticas e temáticas tão avessas ao espírito de nossa época. Este livro traz ainda O terceiro sinal, adaptação para o palco de um ensaio primoroso de Frias Filho sobre o ofício do ator e o teatro, que foi parte essencial de sua vida.

Tudo já existiu alguma vez. As épocas se abraçam como as nuvens no céu carregado, confundem-se no gélido vapor que logo será tempestade e tornará a ser a água suave dos rios. Deixai que o espírito do tempo se instale esta noite entre nós, abandonai-vos à sua magia e a seu comando inexorável. Sentireis a brisa de eras distantes e terras remotas, sepultadas quando o mundo ainda não era o mundo, embora girasse como hoje. Um sortilégio vai trazer humanos de volta à vida, para que encenem mais uma vez, diante de nós, o percurso mil vezes repetido, porque não conhecem outro, porque estão condenados a ele’.”

Otavio Frias Filho (1957-2018) foi diretor de redação do jornal Folha de S.Paulo de 1984 até sua morte. Estudou Direito e Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Suas peças foram encenadas por diretores como Gabriel Villela, Gerald Thomas e Maurício Paroni de Castro, e tiveram em seus elencos Bete Coelho, Maria Della Costa, Fernanda Torres, Renato Borghi e Ney Latorraca, entre outros. É autor de três coletâneas de ensaios, De ponta-cabeça (Editora 34, 2000), Queda livre — ensaios de risco (Companhia das Letras, 2003) e Seleção natural — ensaios de cultura e política (Publifolha, 2009); dois livros de teatro, Tutankáton (Iluminuras, 1991) e Cinco peças e uma farsa (Cosac Naify, 2013); e do Livro da primeira vez (Cosac Naify, 2004), de histórias para crianças.

Evento do Facebook: Clique aqui