Ana Rüsche e Dirceu Villa aproveitam o dia da mentira para dizer verdades, apresentando e debatendo com o público o famoso texto do escritor e satirista irlandês Jonathan Swift (1667-1745), “A Modest Proposal” (“Uma Modesta Proposta”, 1729), no qual, para mitigar a situação dos muitos pobres irlandeses, o autor sugere modestamente que as crianças dos pobres sejam devoradas pelas classes ricas, um modo prático e vantajoso de reduzir a pobreza e torná-la economicamente útil. A crítica brutal às políticas britânicas para a Irlanda vem composta num libelo satírico que jamais quebra a farsa ficcional da proposição, e é, ainda hoje, um veículo artístico e intelectual importante para flagrar as injustiças sociais.
_____________________________
Ana Rüsche é escritora. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Estudos Literários e Linguísticos em Inglês com a tese “Utopia, feminismo e resignação em The left hand of darkness e The handmaid’s tale”. Publicou 4 livros de poesia e um romance. Seu livro mais recente, “Furiosa”, é uma seleção de poemas publicados nos últimos dez anos. www.anarusche.com
Dirceu Villa (1975) é autor de quatro livros de poemas, incluindo a recente antologia de sua obra poética, Transformador (poemas, 1998-2013). Traduziu livros de Joseph Conrad (2009), Ezra Pound (2011) e Mairéad Byrne (2015). Participou do PoesieFestival de Berlim em 2012 e em 2015 foi escolhido pelo British Council para residência literária em Norwich e Londres. Foi professor da pós lato-sensu da USP, de graduação na UNIFESP e leciona Tradução Poética na Casa Guilherme de Almeida. É doutorado pela USP com tese sobre o Renascimento na Itália e na Inglaterra, tendo estagiado em Londres. Tem pós-doutorado em Literatura Brasileira, na USP.
Contribuição Sugerida: R$ 10
Exemplar “Modesta Proposta e Outros Textos Satíricos” à venda pela Editora Unesp: http://
PDF com tradução de Helena Brabas (Universidade Nova Lisboa): http://