Parelheiros, no extremo sul de São Paulo, será tema de conversa na Tapera. Ativistas, educadores, candidatos a vereador, gestores públicos e outr@s convidad@s vão colocar em pauta desafios e potencialidades de região singular em nossa cidade, provavelmente única em grandes metrópoles do mundo.
Parelheiros é berço de parte das águas que abastecem nossas grandes represas, de territórios cobertos de mata atlântica, de biodiversidade, da agricultura familiar e orgânica, de terras indígenas, antigas imigrações alemãs e japonesa, centros culturais e espirituais e muitas outras riquezas sociais, culturais e geológicas que a tornam um espaço especial. Enfrenta os dilemas fundamentais do desenvolvimento (qual desenvolvimento? para quem?) permeados por questões que envolvem, além da luta contra a pobreza e vulnerabilidade social, o conflito entre preservação ambiental e direito à habitação digna. Em resumo, é um privilégio e uma responsabilidade para gestores públicos e ativistas.
Os convidados:
– Bruninho Souza e Silvani Chagas, membros da Juventude Politizada de Parelheiros e da Biblioteca Comunitária “Caminhos da Leitura”
– Fernando Bike: ativista, empreendedor e candidato a vereador de São Paulo pelo PSOL (50007).
– Walter Tesch: foi subprefeito de Parelheiros de 2004 a 2009. Foi coordenador de Recursos Hídricos no governo de São Paulo entre 2011 e 2015. Atualmente, presta consultoria ao Banco Mundial na área.
— outros convidados seguem pendentes de confirmação —