Projeto Contém Poesia convida todos para o Quarto “ENCONTRO HÁ CIDADE”, uma série de bate-papos abertos e gratuitos com artistas que atravessam e se deixam atravessar pela cidade e seus desfluxos contínuos.
Os encontros acontecem toda 3º sexta-feira de cada mês. O artista da vez é o artista visual e Performer Otávio Donasci, falando sobre As Artes Visuais/Performance e a Cidade!
– Otávio Donasci nasceu em São Paulo, em 1952. Graduado em Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) – Artes Plásticas, licenciado em Plenas Artes pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) e mestre em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da USP, atua como diretor de criação e de espetáculos multimídia. Na década de 70, trabalhou como cenógrafo de teatro. Em 1984, recebeu os prêmios APCA e Mambembe pelo conjunto de sua obra nessa área. Nos anos 1980, iniciou suas videoperformances com “videocriaturas”, apresentadas em festivais de vídeo no Brasil e no exterior. Recebeu, em 1988, o Prêmio Lei Sarney de Arte Multimídia. No início dos anos 1990, com o diretor Ricardo Karman, cria as Expedições Experimentais Multimídia (Viagem ao Centro da Terra, 1992, e A Grande Viagem de Merlin, 1994), gigantescos espetáculos interativos que envolvem teatro, turismo e artes plásticas.
Donasci, profissionalmente cenógrafo de teatro e produtor de eventos especiais, torna-se conhecido no terreno da arte/tecnologia pelo seu projeto do videoteatro, primeiramente por meio de suas videocriaturas e posteriormente com o trabalho de suas performances multimídia.
A sua primeira videocriatura foi exibida ao público em uma apresentação de orquestra dirigida por Hans Joachim Koelho Gta em Campos de Jordão, no mês de julho de 1981, durante o Festival de Inverno. A paixão de Donasci pelo teatro e pelos vídeos foi um dos motivos para criar as videocriaturas e propor uma nova forma de linguagem teatral: o videoteatro.