Date: 26 de maio de 2017
Time: 19:00
Pela primeira vez no nosso espaço, faremos uma semana de atividades voltada exclusivamente para questões da população LGBT*. Abordaremos temas centrais de criminalização e marginalização, polêmicas de sexualidade e gênero, buscando sempre a multiplicidade e representatividade. A 1ª Semana Diversidade da Tapera Taperá se propõe a isso: dar lugar ao maior número de perspectivas possíveis sobre um movimento tão diverso quanto o LGBT*.
Para a mesa de encerramento, propomos um polêmico debate que envolve questões gênero e suas bases. Colocaremos em pauta o histórico movimento feminista (com todas as suas dissiências) em sua luta pela equiparação dos direitos das mulheres aos dos homens, e a ainda incompreendida Teoria Queer, que aponta as orientações sexuais e identidades de gênero como constuções sociais. Onde eles se intersectam? Onde se distanciam? Como os dois movimentos podem juntos lutar por uma sociedae menos machista?
Contaremos com a presença de Ana Paula Souza, do Site Lado M de empoderamento feminino, Victória Oliveira, do Coletivo Manas e Monas, Sapphire Klaus e Lay Campos, do coletivo Rexistência Não-Binária.
Ana Paula Souza é jornalista pela Universidade de São Paulo e com cursos nas áreas de Comunicação Digital, Gênero e Empreendedorismo Criativo. É fundadora do site Lado M, que produz conteúdo para a promoção do empoderamento feminino. Também é Editora de Conteúdo na Plan International Brasil.
Victória Oliveira, musicista, poeta e compositora. Formada em canto pela Etec de Artes, atualmente cusa Licenciatura em Música pela FAAM. Feminista, bissexual. É uma das organizadoras do sarau Manas e Monas e da batalha de poesia Slam da Norte.
Lay Campos é trans não binário, faz parte dos Coletivos LAU, que foca em dar aulas e workshop para a população LGBT, do Resistência Não Binária, do Cursinho Popular Transformação e do Vote LGBT e é dublador.
___________________________________________
22/05 – 19h às 21h30
Criminalização da LGBT*fobia: “um LGBT* morre a cada 28h no Brasil”
Com Thales Coimbra, Luiza Coppieters e Cadu Oliveira (Coletivo Revolta da Lâmpada)
Confira o evento:
http://bit.ly/2pza6th24/05 – 19h às 21h30
24/05 – 19h às 21h30
Asiáticos pela Diversidade
Exibição do documentário “Re:Orientations”, de Richar Fung (2016, 68 min) + roda de conversa com o coletivo Asiáticos pela Diversidade
Confira o evento:
http://bit.ly/2qXwqRq
26/05 – 19h às 21h30
Feminismo e o Movimento Queer: intersecções e enfrentamentos
Com Ana Paula Souza (Site Lado M), Victória Oliveira (Coletivo Manas e Monas), Lay Campos e Sapphire Klaus (Coletivo Rexistência Não-Binária).
Confira o evento:
http://bit.ly/2q4hiNH