“Vigiar e Punir: Disciplina e Controle Social”

Debate: “Feminicídio e o Impacto da Reforma da Previdência na Vida das Mulheres”
16 de fevereiro de 2017
Cine Tapera: “Geração”, de Andrzej Wajda
20 de fevereiro de 2017

“Vigiar e Punir: Disciplina e Controle Social”

Date: 18 de março de 2017
Time: 10:30

foucault_capa Após 2 encontros filosóficos  com muita gente, com diversas  questões e discussões cheias de  entusiasmo, nós temos o  prazer de lhe convidar ao 3º  Encontro Filosófico do  Colunas Tortas com o tema  “Vigiar e Punir: Disciplina e  Controle Social”.

Há poucas semanas, o Brasil se  encontrou num caos  carcerário, se viu diante de  greves do aparelho policial,  recebeu as forças armadas nas ruas e viu de perto a falência da segurança pública no Brasil.

Quem pode nos ajudar a pensar estes casos? Quem pode nos ajudar a entender este contexto? Como conseguiremos perceber o funcionamento do sistema carcerário e da tecnologia de poder das disciplinas? É possível entender como o poder marca os corpos?

Michel Foucault é uma grande ajuda! Vigiar e Punir foi lançado em 1975 e é considerado o livro que inaugura a (vulgarmente) conhecida “fase genealógica” de Foucault. É uma obra de alcance amplo, que mudou a maneira de se observar as políticas sociais no ocidente, descrevendo mecanismos disciplinares com detalhamento microscópico.

O responsável por guiar nosso encontro será Marcos César Alvarez*, professor livre-docente do departamento de sociologia da Universidade de São Paulo (USP).

——-
*Marcos César Alvarez é sociólogo, professor Livre Docente no Departamento de Sociologia da USP, e desenvolve atividades de ensino, de pesquisa e de extensão relacionadas aos domínios da Sociologia da punição e do controle social, bem como no âmbito da teoria social, das metodologias de pesquisa e do pensamento social no Brasil. Possui graduação em Ciências Sociais (1984), Mestrado (1989) e Doutorado (1996) em Sociologia, todos obtidos na Universidade de São Paulo, e pós doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2008-2009)