Debate: Drogas, imprensa e Carnaval

Date: 1 de fevereiro de 2018
Time: 19:00  to  22:00

No dia 1 de fevereiro, quinta-feira, às 19h, às vésperas do Carnaval, a Plataforma Brasileira de Política de Drogas promove o debate “Drogas, Imprensa e Carnaval”, discutindo pautas invisíveis na mídia durante a folia. O debate acontece na livraria Tapera Taperá, localizada no terceiro andar da Galeria Metrópole, na República, em São Paulo (SP).

O uso e o comércio de drogas são temas recorrentes na cobertura jornalística ao longo do carnaval. A desinformação, sobretudo com relação aos efeitos e à composição das substâncias, é bastante comum, inclusive entre os que as consomem. Em um período como esse, um debate franco sobre o uso de substâncias, lícitas e ilícitas, se mostra urgente.

Buscando qualificar o debate público sobre drogas, pautado principalmente pela imprensa, a Plataforma Brasileira de Política de Drogas lança neste dia o Guia sobre Drogas para Jornalistas, publicação feita em parceria com o IBCCRIM e a Catalize e financiado pelo Social Science Research Council. Composto por um glossário com conceitos e expressões comumente usadas na cobertura de drogas, o Guia também apresenta fichas com informações por substâncias, listando mitos e verdades e dados relevantes.

O debate contará com a presença de Luiz Guilherme Paiva, ex-secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad-MJ), Maria Angélica Comis, psicóloga e coordenadora do Centro de Convivência É de Lei, que trabalha com redução de danos há mais de 18 anos, Marina Atoji, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Maurício Fiore, antropólogo e coordenador científico da PBPD. A mediação ficará por conta da jornalista Harumi Visconti, coordenadora do projeto e da Comunicação da PBPD.

Participe! O evento é gratuito.

No dia haverá a distribuição do Guia, que estará disponível também na versão digital no site da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. www.pbpd.org.br

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn