Lançamento: Rasgos na Alma, de Edileila Portes

Date: 1 de junho de 2018
Time: 19:00  to  21:30

Em 2015, por ocasião do desmoronamento da barragem da Samarco, na cidade de Mariana, Minas Gerais, Edileila Portes concebeu o livro “Rasgos na Alma: ode ao Vale do Rio Doce”. De caráter visual e literário, ele já percorreu diversas cidades no Brasil e foi contemplado com o selo “altamente recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.

Contaremos com a presença da autora para uma conversa, seguida de uma exposição das ilustrações do livro e de trabalhos em tela que ela vem produzindo deste o ocorrido.

_________

O título “Rasgos na Alma: ode ao Vale do Rio Doce” faz referência aos sentimentos pelos quais nós, os atingidos/moradores do Vale do Rio Doce, Minas Gerais, Brasil passamos com o desmoronamento da barragem da Samarco, em novembro de 2015, na cidade de Mariana, MG. Numa denúncia poética, expressão permitida pela arte, o livro objetiva também fazer uma homenagem ao Vale, focando os sentimentos que os moradores de Governador Valadares – cidade onde Edileia mora atualmente – possuem, representados metaforicamente nos símbolos presentes na obra.

Como professora e artista visual, Edileila busca homenagear o Vale, sensibilizar os moradores e, ao mesmo tempo,
compartilhar os sentimentos vivenciados a partir do ocorrido.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn