Na quinta-feira, dia 25 de agosto, a Tapera receberá o lançamento do livro “O Porto” de Leda Cartum.
A partir de um texto fragmentário, em que cada página pode ser independente das outras, uma estranha narrativa se constrói: alguém atravessa o tempo na tentativa de descobrir quanto é que dura o passado. Os cenários e as lembranças de uma viagem para a Itália perseguem a atualidade de um personagem que caminha pela estrada, à procura de algo que não sabe o que é. O porto é a imagem que sempre retorna, e que costura essa história sem começo nem fim, feita de retalhos de tempos.
“A escrita de o porto é inquieta, mas delicada, sempre à beira da perda, mas nunca descuidada dos acontecimentos. Os textos se completam sem a preocupação em afirmar sua autonomia ou em cumprir um programa, narrativo ou reflexivo, assumindo integralmente a ambivalência de uma escrita aventurosa que se alimenta daquilo que resta, que se nutre do embate com o acabamento.”
Marcos Siscar
A autora:
Leda Cartum publicou o seu primeiro livro,As horas do dia – pequeno dicionário calendário (Editora 7Letras), em 2012.
Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, hoje no mestrado estuda o escritor Pascal Quignard – de quem está traduzindo o livro Le sexe et l’effroi. Trabalha com texto e produção escrita em diversas áreas, desde tradução e editoração até roteiros para cinema e dramaturgia para teatro. É ganhadora do Prêmio Off-FLIP de 2014.
Seu próximo livro, O porto, sairá pela Editora Iluminuras em 2016.