Cineclube Metrópole: “Retratos de Identificação” + “Entre Imagens”

Lançamento “Escolas de Luta” + debate c/ fotógrafos
3 de outubro de 2016
Cineclube Metrópole: “Uma Família Ilustre” + “Orestes”
3 de outubro de 2016

Cineclube Metrópole: “Retratos de Identificação” + “Entre Imagens”

Date: 11 de outubro de 2016
Time: 19:30

14589582_1067427613355244_8826569094189018651_o Organizado pelo Cine Festivais em parceria com a Tapera (Avenida São  Luiz, 187, 2º andar, loja 29), o Cineclube Metrópole tem como objetivo  proporcionar diálogos entre diferentes tempos do cinema e da cultura  nacional.

Em nosso segundo ciclo, denominado “Ditadura e Memória”, vamos  realizar quatro sessões quinzenais com filmes recentes – concluídos de  2010 para cá – que propõem novas formas de abordar, através do trato com a memória, as persistentes lacunas históricas e pessoais deixadas pelo regime militar brasileiro.

Na primeira sessão do ciclo, nesta terça, dia 11 de outubro, vamos exibir os seguintes títulos:

– Entre Imagens – Intervalos, de Andre Fratti Costa e Reinaldo Cardenuto (2016, SP, 22min.)
Sinopse: A vida de um artista em intervalos. A história de um país entre imagens.

– Retratos de Identificação, de Anita Leandro (2015, RJ, 71 min.)
Sinopse: Na época da Ditadura Militar, os presos políticos eram fotografados em diferentes situações: desde investigações e prisões até em torturas, exames de corpo de delito e necropsias. Hoje, dois sobreviventes à tortura veem, pela primeira vez, as fotografias relativas às suas prisões. Antônio Roberto Espinosa, o então comandante da organização VAR-Palmares, testemunha sobre o assassinato de Chael Schreier, com quem conviveu na prisão. Já Reinaldo Guarany, do grupo tático armado ALN, relembra sua saída do país em 1971, em troca da vida do embaixador suíço Giovanni Bucher, e conta como foi sua vida no exílio. Com essas revelações e testemunhos, segredos de um passado obscuro do Brasil voltam à tona.

Após a sessão haverá debate com Adriano Garrett (editor do site Cine Festivais) e o público.

Curadoria: Adriano Garrett