Sessão especial de IRAMAYA – filme inédito da diretora Carol Benjamin, produzido pela DAZA Filmes – seguida de bate-papo com ela e a consultora do edital Histórias Que Ficam, Daniela Capelato.
IRAMAYA é um dos vencedores do edital e será exibido uma única vez em São Paulo, em parceria com o Histórias Que Ficam e Taturana Mobilização Social. A sessão faz parte da Mostra Itinerante Histórias Que Ficam – última etapa do edital, em que os filmes são exibidos por todo o Brasil em um circuito alternativo, principalmente em cidades sem cinema, perferia de grandes centros urbanos e ambientes de formação, como escolas e universidades.
***
Sinopse: Iramaya Benjamin era casada com um Coronel do Exército até que seus dois filhos se engajaram na guerrilha clandestina contra a Ditadura Militar. O caso de seu caçula César – preso ao 17 anos e isolado em cela solitária por 3,5 anos – a forçou à luta política e Iramaya liderou uma ampla campanha que culminou na criação do Comitê Brasileiro pela Anistia. Conhecida hoje como a “Mãe da Anistia” no Brasil, Iramaya, no entanto, experimentou uma profunda crise pessoal quando a democracia foi reestabelecida e sua vida voltou ao normal após 10 anos de luta. O documentário parte da busca de sua neta Carol que, após a morte da avó, encontrou uma caixa cheia de cartas íntimas escritas por Iramaya ao longo de 36 anos (1972-2008).