“Somos como viajantes num labirinto.
Agimos como se houvesse uma saída.
Mas não sabemos ainda onde está.” (i)
Qual democracia? Para quem? Como renovar, como abrir espaços para novos atores, formas de representação e participação popular? Esse é o debate no dia da virada. Com Pedro Henrique de Cristo (Brasil 21 – Movimento de Renovação Política), Leandro Machado (AGORA), representantes da Bancada Ativista, Quero Prévias e outrxs a confirmar.
Nesta pequena e verdadeira virada cultural, procuramos juntar alguns dos novos grupos e iniciativas que têm se organizado para dividir espaços com as (desgastadas) forças partidárias tradicionais a fim de discutirmos um pouco sobre renovação nas práticas, nos métodos de participação e representação política, nas possibilidades de abertura para o diálogo, trocas de ideias e mobilização para transformação social. Como romper as barreiras de um sistema político que, em crise, procura se fechar ainda mais?
(i) Norberto Bobbio (1982), “Una società non violenta?”, citado no belo posfácio “A lição de um clássico” escrito por Mario Bussi, que fecha o livro “Qual Democracia”, de Bobbio, Edições Loyola (2014).