2018 é ano de eleição e a 2ª Mostra e Cine-debate da Virada Política vai ter um formato especial. Preparamos uma programação incrível, que vai traçar um panorama histórico do audiovisual político no Brasil. No Tapera Taperá, vamos exibir vídeos-reportagem, uma palestra multimídia e um curta-metragem do Cinema Novo. E ainda: teremos o lançamento e exibição do longa “Camocim”, ambientado no interior de Pernambuco, durante uma campanha eleitoral.
De uma jornada do passado ao presente, passando por diversas regiões e posicionamentos, faremos um debate plural – que é algo que compõe a essência da Virada. O evento é gratuito, participe!
—
PROGRAMAÇÃO
14H00 – PALESTRA / EXIBIÇÃO
Cinema e política na história brasileira. A partir de uma lógica temporal, traçaremos paralelos entre filmes produzidos em três importantes momentos do Brasil recente: do contexto do golpe militar (1964-1985), da reabertura democrática (1970-1980) e da fase “millenials”, produzidos no início do XX. Participação de Regina Egger (FFLCH-USP).
15H30 – VÍDEO-REPORTAGENS / DEBATE
Migração Venezuelana: o que nos trouxe até aqui? Debate com acadêmicos brasileiros e imigrantes Venezuelanos. Participação de Leandro de Carvalho (UnB).
16H45 – EXIBIÇÃO DE CURTA / DEBATE
Exibição do curta “Maranhão 66” de Glauber Rocha: “Uma das melhores aulas sobre política, história e arte que se pode obter em 10 minutos”. Debate com o pesquisador Ramusyo Brasil (NEAMP/PUC-SP).
18H00 – LANÇAMENTO NA VIRADA: “CAMOCIM”
Exibição do longa “Camocim” (76min), de Quentin Delaroche. O filme pauta dualidade política no interior de Pernambuco em tempos de eleição. Debate com Mayara Gomes e César Lucena.
—
ENTRADA NA GALERIA METRÓPOLE ATÉ 18HS
Tapera Taperá (2º andar, loja 29, Av. São Luís, 187 – Galeria Metrópole, República, São Paulo – SP)