A Boitempo e a Tapera Taperá convidam para o debate de lançamento do livro ESCRITOS FICCIONAIS, de Karl Marx. O encontro acontece na terça-feira dia 11 de dezembro, a partir das 17h, na Tapera Taperá, e contará com a participação de Tercio Redondo e Ana Rüsche (mediação).
Logo após o encontro, acontece o último debate do nosso Diálogos com Marx // ciclo de debates, que abordará a ficção científica.
DEBATE: A FICÇÃO DE MARX
Com Tercio Redondo e Ana Rüsche (mediação), seguida de lançamento do livro ESCRITOS FICCIONAIS, de Karl Marx
11 de dezembro, às 17h, na Tapera Taperá
SOBRE O LIVRO
Em 1837, com apenas dezenove anos, o jovem Karl Marx compôs uma peça de teatro, Oulanem, e um breve romance satírico, Escorpião e Félix, nos quais ridiculariza e condena as convenções burguesas, a aristocracia e o pedantismo intelectual.
Esses textos, escritos por um Karl antes do Marx que conhecemos, foram redescobertos em 1929 e, desde então, raramente publicados. Porém, é significativo que o grande filósofo tenha iniciado a sua vasta obra dessa forma, tão diversa do caminho que acabou trilhando.
Próximo lançamento da coleção Marx-Engels, Escritos ficcionais: Escorpião e Félix / Oulanem chega às livrarias brasileiras em edição ilustrada, com tradução direta dos originais e notas explicativas que auxiliam o leitor contemporâneo a captar as referências históricas e literárias que tanto enriqueceriam os textos posteriores do autor. Mesmo nesse começo de carreira, já é possível vislumbrar o grande escritor e ensaísta que Marx se tornaria.
“Esse é o Marx que, em torno dos dezenove, vinte anos, ensaiava suas primeiras criações literárias. Trata-se de um escritor inexperiente mas que define alguns traços que nunca o abandonarão. É um Marx romântico, por vezes irônico.” – Flávio Aguiar.
Saiba mais: http://bit.ly/2G0iVcb