A SESI-SP Editora e a Tapera realizam o lançamento de HQ surrealista “Isto não é um assassino”, com roteiro de Hugo Aguiar e arte de Gustavo Machado.
Haverá debate sobre a obra com os autores e a influenciadora VIVIEUVI, mediados por André Cáceres (Estadão).
SOBRE O LIVRO
De Gustavo Machado e Hugo Aguiar, Isto Não É Um Assassino é uma homenagem à René Magritte.
“Doutor, todas as noites eu tenho o mesmo sonho, mas no final, eu não consigo vê-lo”.
Isto Não É Um Assassino, publicado pela SESI-SP Editora, é baseado em fatos surreais e tem roteiro de Hugo Aguiar e arte de Gustavo Machado. O leitor é seduzido pelas fortes imagens, com traços marcantes e pela intrigante trama que envolve os personagens. Quem é o verdadeiro autor do crime? Ao final, o uso da tecnologia QR Code ajuda o leitor a desenhar o rosto do assassino.
SOBRE OS CONVIDADOS
Hugo Aguiar, desistente de cinco faculdades, formou-se em Design Gráfico. Trabalha com Design Editorial desde 2013. Em 2016, publicou a web quadrinho “Isto não é um assassino”, em parceria com o ilustrador Gustavo Machado, homenageando o pintor belga René Magritte, que foi indicada ao 29º Troféu HQMIX, em 2017, na categoria Melhor Web Quadrinhos, posteriormente, selecionada pelo Challenge Digital 2018 para exposição no 45º Festival International de la Bande Dessinée d’Angoulême e, agora, publicada no formato impresso pela SESI-SP Editora.
Gustavo Machado começou como desenhista profissional em 1977, na revista em quadrinhos do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Mudou-se para São Paulo e, de 1983 a 1988, trabalhou fazendo desenhos animados para vários estúdios da capital paulista. Criou os modelos das figuras da Xuxa e Gugu Liberato para uso em Histórias em Quadrinhos. De 1988 a 1997, desenhou vários personagens, como: Zé Carioca, Os Trapalhões, Sergio Mallandro, Gugu, Corcunda de Notre Dame, Hércules, Mulan e Tarzan.
Recebeu dois prêmios Abril de Jornalismo, dois prêmios Angelo Agostini e dois troféus Dona Beja de Quadrinhos. Em 2015, no 31º Troféu Angelo Agostini, foi homenageado como “Mestre do Quadrinho Nacional”.
André Cáceres é autor de Cela 108, coautor de Corações de Asfalto e escreve sobre literatura e quadrinhos no jornal O Estado de S. Paulo.
Vivian Villanova é formada em comunicação social, trabalhou com produção cultural e em 2015 começou o canal Vivieuvi para conversar sobre arte. Desde então criou cursos online de história da arte, colabora com o Metrópolis da TV Cultura e acredita no poder transformador da arte.