No dia 30 de setembro, segunda-feira, às 19 horas, acontece o lançamento do livro “Cidades democráticas: a experiência do PCdoB e da esquerda em prefeituras (1985-2018)”, de Nádia Campeão. Haverá debate com a autora (demais participantes a confirmar).
“Com a redemocratização, em 1985, 201 municípios (as capitais, as chamadas “áreas de segurança nacional” e as estâncias hidrominerais) voltaram a ter eleições diretas à prefeitura. Partidos e políticos do campo democrático-progressista passaram a ter a possibilidade de disputar e vencer eleições, transformar a administração municipal, implantar ações e programas inovadores, qualificar a gestão de serviços, equipamentos e espaços públicos, lançar instrumentos de participação popular e democratizar as cidades.
Desde então, ainda que em diferentes momentos e sob circunstâncias diversas, partidos de esquerda (PT, PDT, PSB, PCdoB e, mais recentemente, PSOL) tiveram numerosas experiências à frente do Poder Executivo Municipal. Não é uma história linear, um “poema em linha reta”. De 1985 aos dias atuais, o País passou por muitas transformações no tocante à consolidação da democracia, aos processos de urbanização das cidades e às experiências com governos federais de diferentes orientações. Todo esse processo, marcante e intenso, modificou a gestão pública no País, tanto na sua dinâmica interior quanto na percepção e nas exigências emanadas da população.
Este livro recupera a trajetória e avalia as marcas dessas gestões mais avançadas, comprometidas com os anseios populares e voltadas ao fortalecimento da democracia.”
Nádia Campeão nasceu em Rio Claro, no interior paulista, em 1958. É formada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), com especialização em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Filiou-se ao Partido Comunista do Brasil em 1979, exercendo, desde então, cargos como a presidência estadual do Partido no Maranhão e em São Paulo. Membro do Comitê Central comunista desde 1988, é a atual secretária nacional de Relações Institucionais e Políticas Públicas do PCdoB.
De 2001 a 2004, foi secretária municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo (SP). Atuou como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa paulista e, em 2012, foi eleita vice-prefeita de São Paulo, na chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT). Durante a gestão, foi coordenadora do SPCopa – Comitê Integrado para a Copa do Mundo (2013-2014) e do Comitê Integrado de Subprefeituras (2014-2016), além de secretária municipal de Educação (2016).