A Universidade Emancipa convida a todas e todos para o debate “Participação política em tempos de Bolsonaro”, com Patrícia Felix, Adrián Lavalle e Ana Cláudia Andreotti.
A participação popular sempre foi um tema importante e contraditório na reflexão sobre a política nas democracias modernas. Nos últimos anos vimos emergir, na opinião pública e nos debates acadêmicos, o tema da crise dos regimes democráticos e esse novo ciclo de pesquisas e debates não poderia deixar de fora a pergunta: qual o papel da participação em tempos de crise das democracias?
No Brasil, essas inquietações assumiram contornos mais agudos depois das eleições de 2018. Pela via eleitoral, o país escolheu para o poder executivo um representante neoliberal abertamente hostil às formas de participação democrática construídas depois da ditadura militar, entre elas os conselhos participativos. Além disso, este é um governo que, em poucos meses no poder, feriu sistematicamente, com atos e palavras, pressupostos democráticos básicos como as liberdades de organização, manifestação e imprensa.
É possível observar, nas mais diversas frentes de atuação (parlamentar, intelectual, popular, cultural, sindical, etc.) formas emergentes, ainda que dispersas, de reação às medidas antidemocráticas do governo Bolsonaro e de seus apoiadores. É preciso avançar, encontrar caminhos para unificar as formas de resistência, no campo e na cidade, nas universidades, escolas, bairros. Talvez, as palavras-chave que estejam faltando no léxico atual das lutas democráticas sejam justamente “participação” e “conselhos”.
Vamos juntos construi-las?
Venha participar do debate “Participação política em tempos de Bolsonaro”
Com participação de:
Patrícia Félix – Coordenadora da Rede Emancipa no Rio de Janeiro, Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ e Conselheira Tutelar mais votada do Brasil nas eleições de 2019
Adrián Lavalle – Professor de Ciência Política da Universidade de São Paulo
Ana Cláudia Andreotti – Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC