No dia 23 de novembro, sábado, às 11 horas, o Geress, a Nova Práxis Editorial e a Tapera Taperá realizam roda de conversa com Sarita Amaro. Teremos também a presença de Márcia Eurico, Márcia Nogueira e Suelma de Deus. Entrada gratuita.
Haverá sessão de autógrafos dos livros “O Serviço Social e o Combate ao Racismo: Diálogos” e “A Negritude no Serviço Social”, entre outros títulos de Sarita Amaro.
Sarita Amaro é Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social (Brasil) e Pós-Doutora em Serviço Social (Portugal). Paralelo ao trabalho como assistente social, desde o mestrado, atuou como docente e pesquisadora, tendo passado por várias universidades públicas e privadas. Intelectual de matriz crítica, já recebeu vários Prêmios e Distinções, com destaque para o Prêmio Educação – Troféu Pena Libertária, recebido em 2005 do SINPRO-RS. Prestou por uma década consultoria ao Governo Federal Brasileiro com destaque para o INEP/Mec, como avaliadora de cursos e instituições de ensino superior e a SEDH/Ministério da Justiça, como conselheira do CNCD (Conselho Nacional de Combate a Discriminação). Foi consultora ad hoc convidada da 1ª edição do Edital do Programa Bolsa de Mestrado e Doutorado da Fundação Ford. O ativismo.na questao étnico-racial faz parte de sua vida. Colaborou com sua expersltise em processos de enfrentamento ao racismo; incluindo a criação de organizações sociais negras, como a ACDA – Associação em Defesa da Cultura e Direitos dos Afrodescendentes em Santa Cruz do Sul/RS – em que tem o cargo honorífico de Presidente de honra. Em 2012, foi apresentadora convidada do “Programa Confraria Castro Alves”, exibido no canal de TV da Assembléia Legislativa do RS, em que a cultura africanista, os direitos dos afrodescendentes e suas temáticas histórico-sociais, são a tônica. Foi Co-líder do Grupo de Pesquisa Políticas Sociais, Relações étnico-raciais e Cidadania da Universidade Estadual São Paulo (UNESP) e foi Secretária de Movimentos Sociais, Etnia e Gênero do Sindicato dos Servidores Federais da Seccional Rio Grande do Sul (SINDISERF/RS – Gestão 2012-2015). Colabora como conselheira editorial em vários periódicos, dentre os quais estão a Revista Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e a Saúde e Sociedade (USP). Atualmente, tem mais de 40 livros publicados, no Brasil e no exterior, a maioria sobre racismo, ações afirmativas, mulheres, feminismo, empoderamento feminino, infância, fundamentos do serviço social, educação e cidadania.