No dia 29 de novembro, sexta-feira, a partir das 19 horas, acontece o lançamento do livro “Ponto Cego”, de Luci Buff. Haverá leitura de poemas durante o evento, com sessão de autógrafos. Entrada gratuita.
“Luci Buff pertence à espécie dos autores que enfrentam os grandes desafios. Por isso, é uma poeta de São Paulo. Mas na exata medida de sua capacidade de sentir-se uma estrangeira; de, mesmo havendo passado toda sua vida aqui, enxergar a metrópole como se fosse pela primeira vez.
Assim, se dispôs a trazer toda esta diversidade e tumulto do real circundante para o texto; a traduzir o ciclópico, retratando através de palavras a ‘cenografia mal-assombrada’, que se converte em pesadelo; em constante fantasmagoria na qual real e irreal se fundem.” (Claudio Willer)
Luci Buff nasceu e vive na cidade de São Paulo. É graduada em Direito pela Universidade de São Paulo e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, instituição na qual também se doutorou em Filosofia. Sempre manteve interesses literários e estéticos, como a ikebana, na qual tem formação e prática. Do seu amor à escrita e seu exercício, surgiram muitos textos ainda inéditos.
Academicamente, publicou Sonhos sobre Meditações de Descartes (Annablume, 2001) e Horizontes do Perdão – Reflexões a partir de Paul Ricoeur e Jacques Derrida (Educ, 2007), tese de doutorado premiada, além de resenhas e artigos.
Integra Grupo de Estudos sobre a obra do filósofo Walter Benjamin (PUC-SP) desde 2017, cujos encontros e trabalhos compuseram parte das referências de escrita de Ponto cego.
Frequentou diversas oficinas literárias de escrita e de criação poética, promovidas pelo Sesc-SP, Câmara Antonino Assumpção de São Bernardo do Campo, Casa Mário de Andrade, Casa das Rosas, com destaque àquelas ministradas pelo poeta Claudio Willer e pelo escritor Thiago Novaes. Foram de fundamental importância para o livro Ponto cego as sucessivas sessões de formação literária e exercícios com o poeta paulista Diogo Cardoso, desde meados de 2015.