A Rede de Investigação Jornalística na Era das Fake News

Date: 12 de agosto de 2019
Time: 19:00  to  22:00

No dia 12 de agosto, às 19 horas, acontece o lançamento da publicação “Em Busca da Credibilidade Perdida: A Rede Investigação Jornalística na Era das Fake News”, de Kassia Nobre dos Santos. A autora realizará painel sobre o tema durante o evento, seguido de sessão de autógrafos. Entrada gratuita.

“As redes sociais enalteceram a cultura participativa da sociedade em assuntos de interesse coletivo, algo positivo porque promoveu a diversidade de vozes e descentralizou o poder da grande mídia como única porta-voz da informação. Ao mesmo tempo, a revolução digital foi a responsável pela pós-verdade e o fenômeno das notícias falsas (fake news), que abalou o conceito de verdade, já que opiniões e fatos se confundem porque circulam no mesmo espaço digital. Diante disso, pilares fundamentais da profissão de jornalista – a apuração aprofundada e a checagem – foram resgatados e valorizados. Este livro mostra que há um campo de experimentação a ser explorado pelo jornalista para atuar na crise da profissão e retomar a credibilidade perdida. A partir do combate à desinformação, o jornalismo pode recuperar uma das suas principais funções que é contribuir para o fortalecimento da democracia.”

Kassia Santos é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestra em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc – RS), pós-graduada em Jornalismo Literário pela ABJL-SP e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Evento do Facebook: Clique aqui