No dia 13 de novembro, quarta-feira, às 20 horas, acontece o debate “A Revolução Cantante e a Democracia Digital na Estônia”, com a presença do professor da Universidade de Tallinn Mart Susi. Entrada gratuita.
“Nos anos 80, durante a Perestroika na União Soviética, na Estônia ocupada, uma revolução pelo direito de cantar e pela liberdade começou. Esse pequeno país báltico começou um movimento por sua libertação. Proibidos de falar sua língua e cantar seus poemas ancestrais, os estonianos começaram a realizar concertos por todo o país e conseguiram recuperar sua independência sem derramamento de sangue, enfrentando Moscou com a força da música.
Após o fim da ocupação, a Estônia democrática iniciou uma transição para se tornar uma democracia totalmente cibernética. Hoje, pode-se comprar remédios, declarar impostos e até mesmo votar através de um sistema integrado no país. A pérola cibernética do báltico construiu um ambiente de inovação, no qual o exercício da cidadania e o acesso à internet são indissociáveis.
Neste evento, será possível conhecer a história da Revolução Cantante e de como a Estônia fez sua transição para se tornar a democracia mais tecnologicamente integrada do mundo.”
Prof. Dr. Mart Susi é diretor de Estudos Jurídicos da Universidade de Tallinn, Estônia, e Catedrático de Direitos Humanos, também editando a East European Yearbook on Human Rights.
Trabalha em diversos projetos sobre democracia digital no Conselho da Europa, no Conselho Nórdico de Ministros e com organizações não-governamentais.