Assembly, a organização multitudinária do comum

Discussão do livro “Calibã e a Bruxa”
8 de novembro de 2018
Lançamento “A Sombra de Outubro”, de Laval e Dardot
21 de novembro de 2018

Assembly, a organização multitudinária do comum

Date: 28 de novembro de 2018
Time: 19:00

“Em todo o mundo, movimentos sociais multitudinários erguem-se contra a injustiça e a dominação, tomam brevemente as manchetes ao redor do globo e, então, aos poucos, somem de vista. Mesmo quando conseguem derrubar algum líder autoritário, eles têm sido, até agora, incapazes de criar alternativas novas e duradouras. A grande novidade desses movimentos é seu caráter radicalmente horizontal. Justamente por isso, muitos creem que lhes faltam a capacidade de produzir novos líderes; onde estão, perguntam, os novos Martin Luther Kings, Rudi Dutschkes e Stephen Bikos?

Depois de Império, Multidão e Bem-estar comum, Assembly discute como os grandes movimentos sociais podem desenvolver estratégias e táticas políticas capazes de produzir formas duradouras de viver e de compartilhar a riqueza comum. O título deste livro, Assembly, visa apreender o poder de se reunir e de agir em conjunto.

A conjuntura brasileira e as novas formas de organização democrática dos movimentos políticos estarão no bate papo com os tradutores de Assembly, os filósofos Jefferson Viel e Lucas Carpinelli.”

Antonio Negri é filósofo e militante ligado ao operarismo italiano e aos movimentos altermundistas. Lecionou na Universidade de Pádua, na Universidade de Paris e na École Normale Supérieure de Paris.
Michael HARDT é filósofo e estudioso dos movimentos sociais. Leciona na Universidade Duke, nos Estados Unidos, onde dirige o Social Movements Lab.
Escrevendo juntos desde 1994, Negri e Hardt são autores da tetralogia Império, Multidão, Bem-estar Comum e Assembly. Seu pensamento dialoga com os movimentos sociais democráticos, as forças de liberação e as lutas contra a exploração do capital globalizado, propondo formas alternativas de vida e subjetivação, de produção e gozo da riqueza comum. Seus estudos propõem formas políticas e econômicas que permitam a construção de um mundo mais democrático e igualitário.

Lucas Carpinelli atua profissionalmente como tradutor e como professor de inglês e literatura em língua inglesa desde 1999; é mestre em filosofia pela fflch/usp.
Jefferson Viel é mestre e doutorando em filosofia pela fflch/usp; traduziu As verdades nômades: por novos espaços de liberdade e Deleuze & Guattari: uma filosofia para o século XXI.

 

Página do evento no Facebook: clique aqui.