Exibido na Mostra de Tiradentes e na Mostra de São Paulo, entre outros festivais, o documentário “Banco Imobiliário”, dirigido por Miguel Antunes Ramos, traça um raio-x do mercado imobiliário paulistano, retratando os diversos elos da cadeia produtiva, como a criação de maquetes e vídeos institucionais, a busca por terrenos em que serão erguidos os novos edifícios e a construção do discurso de marketing que reveste de sentido a compra de um apartamento.
Com o intuito de aprofundar as discussões levantadas pelo filme e entender como elas se encaixam no contexto de transição da gestão municipal, a Tapera fará na quarta, dia 30, a exibição deste documentário, seguida de debate com Miguel Antunes Ramos (diretor de Banco Imobiliário) e Renato Cymbalista (urbanista e professor da FAU-USP), com mediação de Adriano Garrett (editor do site Cine Festivais).
– Banco Imobiliário, de Miguel Antunes Ramos (2016, SP, 75 min.)
Sinopse: Brian caminha por seu bairro de infância, procurando novas áreas para uma incorporação imobiliária. Romeo, em seu escritório envidraçado, desenha uma estratégia de marketing. Carla planeja seus novos investimentos vendo a cidade do alto. Um jogo de tabuleiro. Uma imagem de futuro. Um projeto de cidade.