Cine-debate: “Verdade Passageira”

Curso: “Psicologia latino-americana, o desafio da descolonização”
15 de agosto de 2017
TNT: Trump ‘n’ Temer
16 de agosto de 2017

Cine-debate: “Verdade Passageira”

Date: 28 de setembro de 2017
Time: 19:00

verdade passageiraExibição seguida de debate do curta-documentário “Verdade Passageira” (2017, 24 min), dirigido por Juliana Borges, Pedro Gorski e Roberto Vilela. Contaremos com a presença da diretora do filme e de Marina Bitelman para bate-papo após a sessão.

SOBRE O FILME:

A elaboração do filme surgiu da necessidade do casal Marina Farkas Bitelman e Roberto Vilela de vivenciar um processo de luto, após a perda da filha, a fim de encontrar um novo sentido para a vida.

No caso de Marina e Roberto, a maneira encontrada de começar a elaborar a perda da filha foi por meio de uma viagem de volta ao mundo. Nesse trajeto, o casal tem contato com grupos de pessoas – quase sempre mulheres empreendedoras de baixa renda – que se uniram e transformaram suas vidas por meio de pequenos negócios. Ouvir as histórias de outras mulheres fortes com realidades tão distintas, como um grupo de  prostitutas na Índia que poupa dinheiro  coletivamente para criar
pequenos negócios e poder deixar a  profissão, inspira Marina e ajuda o casal na busca.

A ferramenta para essa virada é o microcrédito, área de
atuação profissional de Roberto. A viagem foi realizada em 2009 como parte do projeto Humano em Foco, que tinha como objetivo investigar como o microcrédito funcionava em diferentes regiões do mundo. Ao todo, 18 instituições foram visitadas pelos dois, em parceria com Angélica Ferroni e Gustavo Nóbrega, em 11 países (Brasil, Reino Unido, Marrocos, Rússia, Ucrânia, Nepal, Índia, Quirguistão, China, Vietnã e Indonésia), gerando mais de 150 horas de gravação e 100 entrevistas. Este material serviu como base para a montagem do filme, que, inicialmente seria uma série documental sobre o microcrédito.