Organizado pelo Cine Festivais em parceria com a Tapera, o Cineclube Metrópole tem como objetivo proporcionar diálogos entre diferentes tempos do cinema e da cultura nacional.
Em nosso ciclo inaugural, denominado “Retratos Geracionais no Cinema Brasileiro”, vamos realizar quatro sessões quinzenais com filmes que vão de 1977 a 2014. São curtas, médias e longas-metragens que retratam o imaginário, os desejos e as frustrações coletivas e pessoais de grupos sociais inseridos em diferentes localidades do País (a classe média paulistana nos anos 70; os moradores de uma favela carioca nos anos 80; homens marginalizados na Ceilândia nos anos 2000; jovens integrantes da classe média paulistana falida e desiludida politicamente nos anos 2000).
Nessa segunda sessão, na terça-feira dia 30, vamos exibir os seguintes títulos:
– Contos da Maré, de Douglas Soares (Documentário, 2013, RJ, 18 min)
Sinopse: Lendas urbanas, memórias de uma família e do local onde moram. Uma história de lobos, cobras e porcos para uma complexa Maré.
– Santa Marta – 2 Semanas no Morro, de Eduardo Coutinho (Documentário, 1987, RJ, 54 min)
Sinopse: Vivendo por duas semanas no morro Santa Marta, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, Eduardo Coutinho acompanha a rotina dos moradores, seus hábitos, o complicado relacionamento com a polícia, suas demandas, sonhos e reclamações.
Após a sessão, haverá bate-papo entre público e curador sobre os trabalhos exibidos.
Curadoria: Adriano Garrett