Cinedebate: fakenews e criminalização de movimentos sociais

Date: 14 de maio de 2018
Time: 19:00  to  21:00

No dia 14 de maio, segunda-feira, às 19h, realizaremos uma exibição especial e gratuita do filme “Operações de garantia da leia e da ordem”, seguida de bate-papo sobre construção da notícia, fakenews e criminalização de movimentos sociais. Evento conta com Pablo Ortellado (pesquisador e colunista da Folha de São Paulo) e Miguel Antunes Ramos (co-diretor do filme). Evento em parceria com a Taturana Filmes.

Clique aqui para ver o evento no Facebook.

SINOPSE

OPERAÇÕES DE GARANTIA DA LEI E DA ORDEM, de Julia Murat e Miguel Antunes Ramos, produzido pela Esquina Artes, questiona o papel da mídia no processo de repressão e criminalização das manifestações ocorridas de junho de 2013 a julho de 2014, em particular na cidade do Rio de Janeiro.

A partir da análise dos diversos discursos publicados em diversas fontes – mídia tradicional, mídia -livrismo, redes sociais e canais de internet -, o filme narra sete eventos desde o surgimentos das manifestações de massa, com milhares de pessoas nas ruas em junho de 2013, até a prisão preventiva de 23 pessoas. Essas prisões foram acompanhadas de repressão brutal à manifestação ocorrida no fim da Copa do Mundo, em 2014, com a utilização de um inédito aparato militar, policial, judicial e midiático.

OPERAÇÕES DE GARANTIA DA LEI E DA ORDEM não é um filme sobre as manifestações, mas um estudo sobre a mídia Do embate dos discursos entre a grande mídia e o midia-livrismo, se depreende as linhas de força e os pontos de tensão no processo de repressão às manifestações de esquerda que ocorreram no período.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn