O curso tem como objetivo discutir escritas de autoria feminina nos países africanos de língua portuguesa (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe) a partir de dois momentos históricos: o período colonial e o pós- independência. Quem são essas mulheres? Quais são suas histórias? O que escrevem? Esses são alguns dos questionamentos que serão levantados durante as conversas que teremos.
As reflexões serão construídas a partir de textos poéticos, mas textos em prosa e de autoria masculina também serão discutidos em momentos oportunos para que os participantes compreendam melhor o contexto dessas literaturas, que se desenvolveram sob diferentes projetos de construção identitária e nacional.
O curso terá cinco encontros de duas horas cada. Os participantes receberão em cada um material de apoio com as principais obras a serem discutidas e os referenciais teóricos.
INSCRIÇÕES: http://bit.ly/2p9JIWD (vagas limitadas)
VALORES: Curso completo: R$90; Aula avulsa: R$20
Sobre a professora:
Larissa Lisboa, formada em Letras pela Unicamp, especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Mestra pela UFSCar e doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP.
CRONOGRAMA:
4a feira, 7/6, 19h30 – Aula 1: Introdução ás literaturas africanas de língua portuguesa
4a feira, 14/6, 19h30 – Aula 2: Angola
4a feira, 21/6, 19h30 – Aula 3: Cabo Verde
Sábado 24/6, 14h – Aula 4: Moçambique
4a feira 28/4,19h30 – Aula 5: Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe