Date: 13 de dezembro de 2016
Time: 19:30
Como parte do 4º Festival de Direitos Humanos de São Paulo, receberemos os psicólogos Maria Angélica de Castro Comis, Laura Shdaior, Bruno Logan e a roteirista Laura Guimarães para uma conversa sobre políticas públicas ligadas ao enfrentamento dos eventuais problemas relacionados ao uso de drogas (redução de danos).
Mesmo amparada pelo artigo 196 da Constituição federal, a trajetória da redução de danos no Brasil, desde os anos 80 tem sido marcada por muito trabalho, luta e resistência. Desde seus defensores serem criminalizados e acusados de fazer “apologia” ao uso de drogas, até a criação de política nacionais e conseqüente aumento nas práticas em redução de danos.
Atualmente, essa política tem sofrido diversos ataques por parte de setores mais conservadores da sociedade, seja pela desqualificação de programas de redução de danos pela grande mídia e setores políticos, como pela diminuição no financiamento de projetos dessa ordem, levando ao sucateamento destes.
Ao mesmo tempo, as políticas públicas que visam o cuidado integral das pessoas em uso problemático de drogas através das práticas de redução de danos têm sido reconhecidas internacionalmente como estratégias essenciais de vinculação e resgate da dignidade e da autonomia dessas pessoas, em especial aquelas que se encontram em maior vulnerabilidade social.
Para evitar que a nossa cidade viva um retrocesso dessas políticas, precisamos falar sobre redução de danos!!! O que é? Como se faz? Qual é o cuidado que queremos para a nossa cidade e as nossas pessoas? Vem conversar com a gente!
__________________________
– Maria Angélica de Castro Comis: psicóloga, mestre em psicobiologia/DIMESAD – UNIFESP, especialista em Medicina Comportamental e Terapia Cognitivo Comportamental pela UNIFESP, atua na área clínica desde 2004. Também atuou como supervisora clínica em Terapia Cognitivo Comportamental – UniAnchieta. Participou de diferentes pesquisas sobre o uso de substâncias (UNIFESP). Atuou no Centro de Convivência É de Lei durante três anos na coordenação do projeto Respire (redução de riscos e danos em festas). Atualmente é Assessora Especial de Políticas Públicas sobre Drogas (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania).
– Laura Shdaior: graduada em Psicologia pela PUC/SP, formada em teatro pelo Teatro Escola Macunaíma, especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, concilia a militância com a Psicanálise. Atualmente atende em consultório particular e trabalha pela Saúde no Programa De Braços Abertos, onde atuou anteriormente compondo a coordenação do Projeto Oficinas, parceria do CEDECA Interlagos com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Trabalhou em CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial- Álcool e Drogas), foi aprimoranda do CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), participou da execução de pesquisas elaboradas no CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), foi tutora do curso Fé na Prevenção (Prevenção de Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins) e ainda é do curso SUPERA (Sistema para detecção de uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e Acompanhamento), ambos parceria da SENAD (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas) com a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).
– Laura Guimarães: roteirista, poeta e artista de rua. Desde 2009 com o projeto microrroteiros da cidade, tem a proposta de convidar as pessoas a imaginarem histórias de repente. Presentes, principalmente, nas ruas no formato lambe-lambe , os microrroteiros retratam cenas inspiradas no cotidiano das cidades e nos personagens que ela encontra por aí. Histórias na rua inspiram histórias que voltam pra rua. Uma característica marcante do seu trabalho são as cores fortes, e os textos formando uma composição que, na maior parte das vezes, é mais importante do que seguir as regras gerais.
– Bruno Logan é psicólogo, Redutor de Danos, trabalhou 3 anos como redução de danos na cracolândia pelo Centro de Convivência É de Lei, e ao sair do É de lei, lançou o App Redução de Danos. Hoje é Redutor de Danos no Projeto Respire e apresentador do canal do Youtube “RD com Logan”.