Debate: “O prefixo da morte é amor” Lançamento: “Tríptico Vital”

Date: 5 de setembro de 2018
Time: 19:00  to  21:00

Editora Patuá e Tapera convidam vocês para o debate “O Prefixo da Morte é Amor – Literatura e Finitude” com os autores e pesquisadores Bruna Mitrano, Leonardo Chioda, Mariana Basílio, e Matheus Guménin Barreto.

A conversa será sobre um dos temas mais delicados de nossos dias, dentro e fora da literatura: a MORTE. Assombramento, negação, luto, heroísmo. Os participantes conversarão sobre passagens do livro A Negação da Morte (1973) de Ernest Becker, além das observações e descobertas na filosofia, prosa, e poesia de nomes como Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Carlos Drummond de Andrade, Hilda Hilst, Ingeborg Bachmann, José Luís Peixoto, Virginia Woolf, etc. – incluindo as suas próprias vivências e escritos.

Um pouco sobre os participantes:

– Bruna Mitrano (Rio de Janeiro, 1985) é poeta e mestre em Literatura portuguesa (UERJ). Pesquisou em sua dissertação a relação da morte na obra de José Luís Peixoto (”O peso das mãos: morte, memória e afeto em Cal, livro de José Luís Peixoto”, 2013) e vivencia a temática em seu livro de estreia na poesia, “Não” (Patuá, 2016).

– Leonardo Chioda (Jaboticabal, 1986) é poeta e aluno de mestrado em Poéticas de expressão portuguesa da Universidade de São Paulo (USP). Trabalha e escreve sobre as formas de ocultismo e transcendentalidade em sua poesia e no Tarot. Publicou “Tempestardes” (Patuá, 2013) e “POTNIΛ” (Selo Demônio Negro + Hedra, 2017).

– Mariana Basílio (Bauru,1989) é escritora, poeta e tradutora. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Publicou traduções de autores como Alejandra Pizarnik, Denise Levertov, Edna St. Vincent Millay, May Swenson, e William Carlos William. Autora dos livros “Nepente” (2015) e “Sombras & Luzes (2016), atualmente publica o terceiro livro, o poema longo ”Tríptico Vital” (Patuá, 2018), que tem como epicentro o desenvolvimento do ser humano e o assombramento da morte.

– Matheus Guménin Barreto (Cuiabá, 1992) é poeta e tradutor. Doutorando da USP na área de Língua e Literatura Alemãs – subárea tradução -, estudou também na Universidade de Heidelberg. Publicou traduções de Bertolt Brecht e Ingeborg Bachmann. Encontram-se poemas seus no Brasil e em Portugal, e integrou o Printemps Littéraire Brésilien 2018 na França e na Bélgica a convite da Universidade Sorbonne. É autor de A máquina de carregar nadas (2017, 7Letras) e Poemas em torno do chão & Primeiros poemas (2018, Carlini & Caniato, no prelo).

Após o debate, o evento contará com o lançamento oficial de “Tríptico Vital”. A obra, contemplada com o apoio ProAC 32/2017, foi recentemente uma das 11 finalistas da Residência Literária do Sesc (2018). Terceiro livro da autora, é dividido em três seções: “Da Existência”, “Da Experiência” e “Da Extensão. Com texto de orelha de Micheliny Verunschk, e ilustrações coloridas de Leonardo Mathias para Patuá, a obra homenageia Hilda Hilst.

Após a mesa, convidados da autora farão leituras de trechos do livro.

Trechos da orelha de Micheliny Verunschk:

“Este poema de Mariana Basílio (…) é construído dentro da lógica que rege os estágios da vida de um ser humano em fricção com o mundo que o cerca, o mundo histórico, biológico, de conquistas e ruínas. É, portanto, um projeto ambicioso que questiona o que é e no que dá isso de existirmos.”

“Tudo acontece porque partimos, sentencia a voz poética. E o poema flui como resposta à ruína, contraponto à catástrofe. Poetas audazes são salutares para que a poesia continue cumprindo sua vocação de linguagem sempre nova, por isso há que saudar a voz de Mariana Basílio e esse poema que nos captura para um outro território.”

✣ PROGRAMAÇÃO

19h30 – Bate-papo “O Prefixo da Morte é Amor – Literatura e Finitude” com Bruna Mitrano, Leonardo Chioda, Mariana Basílio, e Matheus Guménin Barreto;
20h15 – Leitura de trechos do livro “Tríptico Vital”, de Mariana Basílio;
20h30 – Início da sessão de dedicatórias;

Valor do livro: R$ 20* (Preço de custo – apoio ProAC)

Serão aceitos pagamentos em cartões e dinheiro.
As compras serão feitas diretamente na livraria.

*Valor exclusivo para a data do lançamento.

 

Página do evento no Facebook: clique aqui.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn