Exibição: Vigília da Paz | A maior sessão de descarrego do mundo

Date: 1 de agosto de 2019
Time: 19:00  to  22:00

Documentário que retrata a Vigília da Paz: a maior sessão de descarrego da Universal, realizada em 07 de setembro de 2007, na Enseada de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. O ritual de purificação reuniu as principais lideranças da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) com a missão de livrar os quase 2 milhões de fiéis de “obras de feitiçaria e inveja”. A beira da praia, o público permaneceu por mais de quatro horas em pé, para a limpeza do corpo e da alma dos sofrimentos causado por vícios, doenças, problemas financeiros, familiares e sentimentais. Baseado em entrevistas com moradores do morro da Rocinha, o filme narra histórias que oferecem uma emocionante perspectiva sobre a busca espiritual, e debate a relação entre fé, mídia, estado e violência na cidade maravilhosa.

Vamos promover uma exibição do curta-metragem seguido de um debate para discutir Fé, Mídia, Estado e Violência.

Participe! O evento acontece na Taperona (2º andar, loja 30), a sala comporta até 25 pessoas e a entrada será por ordem de chegada.

Diretores:
Bruno Rosa é cineasta e empreendedor. Cursou no Rio de Janeiro na Escola de cinema Darcy ribeiro, Modalidade: Direção Cinematográfica, Trabalhou na Tv comunitária da rocinha RJ, como produtor de conteúdo,operou câmera no programa ‘’Espelho” Canal Brasil dirigido por Lázaro Ramos, e trabalhou para várias produtoras no Rio e em São Paulo.

Aline Lourena atuou como roteirista, assistente de direção e produtora do curta “O som e o resto” (2007) exibido no Festival de Cannes e ganhador do prêmio do público na Mostra Internacional de Curtas de São Paulo (2008). Dirigiu Wilson Saloon a primeira websérie musical brasileira premiada como Melhor Série Comédia, Ator Coadjuvante, Trilha Sonora, Roteiro e Direção no ROME WEB AWARDS (2016); Melhor Trilha Sonora, no RIO WEBFEST (2015) . E indicada ao prêmio de melhor fotografia e série de comédia no LAWEBFEST (2016), na Warner Bros. Studio. Dirigiu o curta Tão Poucas ou Quase Nenhuma (2015).

Convidado: Fábio Bezerril Cardoso – Professor de Sociologia da Religião no Instituto Bíblico do Brasil, Licenciatura em Teologia pelo IBB – Instituto Bíblico do Brasil (2005), Licenciatura em Ciências Sociais pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo (2015), Pós Graduando em Ciências Políticas pela FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2016). Realiza pesquisas voltadas para a área da etnografia política e social do Brasil.

Mediadora: Alê Almeida é ativista do movimento de mulheres negras, educadora, mestre em ciência política. Pesquisa políticas públicas de correção, com ênfase nas fases de agenda decisória e formulação; democracia e cidadania; relação entre Sociedade Civil Organizada e Estado, com ênfase nas estruturas de gênero, raça e classe.

Evento do Facebook: Clique aqui