Futebol, metrópole e identidades

Cine Tapera: “Ordet (Dreyer)”
4 de setembro de 2017
Precisamos falar sobre suicídio
19 de setembro de 2017

Futebol, metrópole e identidades

Date: 22 de setembro de 2017
Time: 19:00

cego é aquele que só vê a bola_capa (1)A conversa parte do livro “Cego é aquele que só vê a bola: o futebol paulistano e a formação de Corinthians, Palmeiras e São Paulo” (2016), de João Paulo Streapco, para debater futebol e espaço urbano em São Paulo. Além do autor, teremos a presença de José Paulo Florenzano (PUC-SP).
*

João Paulo Streapco é historiador e mestre em história pela Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa deu origem ao livro “Cego é aquele que só vê a bola: o futebol paulistano e a formação de Corinthians, Palmeiras e São Paulo”, que traz um panorama do jogo de futebol na cidade e a trajetória de suas três principais equipes.

José Paulo Florenzano é professor de antropologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e estuda a rebeldia no futebol brasileiro. Autor de livros sobre Afonsinho, Edmundo e Democracia Corinthiana, é membro do Conselho Consultivo do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB – Museu do Futebol), do Conselho Editorial das Edições Ludens (USP) e do Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas (GEPRACC – PUC SP).
__________________

SOBRE A OBRA
João Paulo Streapco analisa o percurso do jogo de futebol nos espaços da cidade de São Paulo, abordando sua apropriação pelos grupos sociais, as intervenções do poder público, a disseminação de campos de futebol fora do controle das elites, entre outros aspectos de urbanização. Em sua pesquisa buscou compreender vários elementos relacionados ao esporte, como a rede de vigilância que se estendeu sobre seus praticantes, os dispositivos utilizados pela população para a construção de diversas identidades e, por fim, a trajetória das três principais equipes da cidade de São Paulo: Corinthians, Palmeiras e São Paulo.