ATENÇÃO!
É importante lembrar que a Galeria fecha às 18:00 h para a entrada de pessoas, então é preciso chegar NO MÁXIMO até 18:00 h. O lançamento em si não tem hora para acabar, mas a entrada na galeria sim.
Lançamento de “A repetição dos pães”, de Caio Augusto Leite (editora 7letras). A orelha, a seguir, é do poeta Rafael Tahan:
“Apesar de fantástico, ‘A repetição dos pães’ pode soar palatável até ao leitor menos desavisado. O conjunto de narrativas se debruça sobre o que na vida supostamente há de mais trivial e, ainda que anuncie uma primeira camada acessível ao leitor, a face serena – já diria Drummond – não vale a face torturada.
Os dez contos que se estendem por este livro exploram na contrafação do próprio texto, impregnado de ironia, o diagnóstico de uma sociedade cujo tempo, a ordem, a comunhão e o horizonte histórico chocam-se fatalmente ao áspero aspecto de uma realidade estanque e vertiginosa, guiados linha a linha pelo firme emprego da linguagem sempre em vias do caótico.
A bela face serena já não opera mais sob a égide da lutuosa perenidade do construto artístico, exegi monumentum aere perennius, pois que a inversão da tópica horaciana encontra-se por trás de cada oração, convertendo-se em sublime às avessas a uma sucessiva e espiralante recursividade.
Há em Caio Augusto Leite um tremor incomum na proposição do destino, em que corpos sempre extáticos movem-se pelo automatismo subterrâneo a eles: venceu a técnica, as engrenagens finalmente consolidaram-se como modus operandi da literatura.
Corpos que pulsam extáticos a uma suave deliquescência e desaguam na integração de tudo, retornando a si mesmos como fragmento, nostalgia daquilo que eram ou sempre teriam sido, destino de si mesmos, traço das tradicionais epopeias da cultura ocidental. A dúvida sucede, precede e se estabiliza em Caio Augusto Leite, deixando então aberta ao leitor a reflexão: as coisas transformam-se ou apenas, finalmente, se reconhecem?”
– Rafael Tahan (poeta e mestrando em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo [USP])