“Ao adentrar o universo de Lucas Verzola — ou os muitos universos paralelos desse jovem escritor — os leitores se surpreenderão com uma escrita lapidar, mas repleta daquela aspereza de que é feita a vida. As contradições entre clareza e enigma, exterioridade e latência, retidão e vício permeiam as narrativas e aos poucos tragam o leitor para um ambiente atordoante.
Outros contos adentram o cotidiano modorrento das repartições, dos fóruns, da burocracia jurídica, do inferno kafkiano em que se transformou o cotidiano e as relações, e não apenas dos funcionários, oficiais de justiça e cartorários, mas também da vida familiar, como no conto em que pais e filhos vão à barbearia no sábado de manhã, num ritual cotidiano tingido de mania, tradição, zelo e sentimentos reprimidos.
A sensação de delírio e desordem também está na superfície de alguns contos: como o do rapaz que vai a uma noitada de bebida e luxúria na zona do meretrício em companhia do próprio pai; um ex-estudante de história que passa a ser desafiado no bagha-chall, um jogo de tabuleiro, por um coreano desconhecido; um homem que vive num porão, no Centro de São Paulo, e descobre um duplo (e se descobre como duplo) no olho mágico de sua porta.
Os contos de Lucas Verzola se constroem nesse equilíbrio entre a norma e o desvio, entre a vida ordeira e o evento inesperado, os desejos contidos e as tentações do excesso e da desmedida.
A escrita de Verzola, neste A última cabra, é uma realização de alto nível literário e baixo teor de espalhafato, construída a sangue frio e experimentação estética incomum.”
Bruno Zeni
———————————————————-
Serviço:
“A última cabra”
(contos inéditos)
Lucas Verzola
Editora Reformatório
136 páginas
R$ 35,00
$$, débito, crédito