No dia 04 de dezembro, quarta-feira, a partir das 19h, acontece o lançamento com sessão de autógrafos do livro “Em Busca de um Cinema em Fuga”, de Cristian Borges, publicado pela Editora Perspectiva. Entrada gratuita.
“Fellini disse certa vez, acerca de Julieta dos Espíritos, “que no verdadeiro cinema cada objeto e cada luz significa alguma coisa, como num sonho”. Ariscos, esses significados pedem o olhar ativo do espectador, transformado em coautor do “sonho”. O cinema é uma arte para espíritos livres que o acolhem até ao ponto de uma imersão completa, mas crítica. Uma arte da partilha e da oferta que não admite a manipulação ou a submissão do espectador, porque nelas não crê. Cristian Borges analisa aqui a estética radical das obras de Robert Bresson, Alain Resnais, Jean-Marie Straub e Danièle Huillet. Como um cineasta é capaz de imprimir numa imagem seu olhar singular? E em que medida o espectador consegue percebê-lo, cravando nessa imagem, ele também, seu próprio olhar, sua própria marca? De que maneira um filme se constrói, afinal, e que papel desempenha nele o espaço? São algumas das questões que nos guiam Em Busca de um Cinema em Fuga.”
Cristian Borges é cineasta e doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III. Professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Diretor do Cinusp, organizou mostras e livros sobre Agnès Varda, Alain Resnais, o Novo Cinema Independente Alemão e Harun Farocki, além de contribuir em livros e revistas acadêmicas. Atualmente, dedica-se a pesquisas relacionadas ao movimento nas/das imagens e às relações entre cinema e dança.