Durante a Flip 2017, Daniela Avelar, Henrique Martins, João Montanaro eVânia Medeiros participaram de uma residência gráfica na Casa do Papel e criaram um livro em quatro dias, com orientação de Gustavo Piqueira.
O projeto do livro “Novos Mafuás: Crônicas de Lima Barreto e algumas outras coisas feitas por algumas outras pessoas” girou em torno de crônicas do autor homenageado da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) deste ano. Os textos foram a matéria-prima para as reflexões gráficas, que envolveram intervenções do livro na água, desenhos, impressões em tipografia, ensaios fotográficos e novos textos.
Os primeiros 42 exemplares do livro foram lançados no último dia da Flip. Desde então, o resto da tiragem veio sendo produzida.
Na sexta-feira, dia 20 de outubro, vamos reunir os quatro residentes e Gustavo Piqueira para um debate mediado pelo João Varella, da Lote 42. Eles contarão detalhes da residência, do processo de criação do livro em tão pouco tempo e das narrativas que construíram individual e coletivamente.