O advogado e jornalista Arthur Monteiro Júnior lança no dia 2 de outubro seu primeiro livro: “O Pulsar da Resistência – A história de Alberto de Souza, um homem entre revoluções”. Trata-se da biografia do ex-integrante da Colunas Prestes e revolucionário de esquerda que viveu na cidade de Bauru, noroeste do Estado, entre as décadas de 1950 e 1990, falecendo em 1991, aos 83 anos. Entrada gratuita
“Alberto de Souza lutou em duas importantes revoluções: nas batalhas sanguinárias da Revolução de 1924, que arrasaram São Paulo; e em 1932, na Revolução Constitucionalista, que buscava derrubar o presidente Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Constituinte. Atravessou o país como integrante da Coluna Prestes, participou do Levante Comunista de 1935, enfrentou a tortura do regime repressor de Vargas e a perseguição durante a ditadura civil-militar, pós-Golpe de 1964.
Como se não bastasse, encarou inúmeras adversidades em sua vida pessoal – a violência paterna durante a infância, as fugas de casa, a mudança de nome, o exílio e a paralisia das pernas, sequela da brutalidade sofrida na prisão.
Defendeu aguerridamente os ideais socialistas até seus últimos dias, aos 83 anos. No início da década de 1980, foi descoberto por estudantes e viu crescer a amizade com o autor deste livro, Arthur Monteiro Júnior, que nos apresenta mais que uma biografia, mas um rico panorama dos períodos conturbados da história recente e dos movimentos de esquerda do país nas últimas décadas. Arthur revela a trajetória pulsante de um homem que viveu entre revoluções e subversões e tornou-se um exemplo de luta. Um exemplo mais que necessário nos dias de hoje.”