No dia 26 de junho acontece o lançamento da publicação “Representações: Imaginário e Tecnologia”, de Artur Rozestraten. Haverá debate sobre o tema com participantes do Grupo de Estudos “Devaneios Experimentais e Poéticas Imaginativas”:
– Ruth Cuiá Troncarelli, Arquiteta e urbanista, mestranda FAUUSP.
– Vinícius Juliani Pereira, Arquiteto e urbanista, mestrando FAUUSP.
– Maria Alice Andrade de Carvalho, Arquiteta e urbanista, mestranda FAUUSP.
“Este livro apresenta aproximações teóricas às representações no âmbito da Arquitetura e se articula a reflexões críticas específicas sobre o papel das representações nos processos projetuais e nos processos de produção nessa área de conhecimento.
O que se apresenta e se defende aqui é que as questões pertinentes às representações e processos de produção da Arquitetura e do Urbanismo, quando postas em um campo de intersecções para o qual convergem contribuições do campo de estudos do Imaginário, das Artes e da Escola dos Annales ganham amplitude e aprofundamento, o que contribui significativamente às indispensáveis revisões epistemológicas e metodológicas necessárias à construção de conhecimento no campo da Tecnologia da Arquitetura.”
Artur Rozestraten é arquiteto e urbanista, graduado pela FAUUSP (1996), onde é professor livre-docente junto ao Departamento de Tecnologia e atua na graduação e na orientação de pesquisas na pós-graduação. Coordena o Grupo de Pesquisa “Representações: Imaginário e Tecnologia” (RITe) vinculado ao CNPq e associado ao Centre des Recherches Internationales sur l’Imaginaire (CRI2i). Atualmente é coordenador do acervo do Atelier de Escultura e Pesquisa da Forma, Caetano Fraccaroli. Desenvolve pesquisas que investigam a natureza e o papel das representações – especialmente o desenho, a fotografia e o audiovisual – no âmbito dos processos projetuais em Arquitetura.