Walden Bello: O surgimento global da extrema direita

Date: 13 de abril de 2019
Time: 11:00  to  13:30

Na manhã de sábado, 13 de abril, o sociólogo filipino Walden Bello, grande nomes das relações internacionais, estará na Tapera para compartilhar reflexões sobre o surgimento global da extrema direita.

Teremos intérprete para tradução.

Foto da Associated Press por Bullit Marquez:
(O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, em cerimônia realizada em dezembro de 2016 em Manila, capital do país.)

————————————————————————–
Walden Bello é atualmente Professor Adjunto Internacional de Sociologia da Universidade Estadual de Nova York, em Binghamton. Serviu como membro da Câmara dos Representantes (Parlamento) das Filipinas de 2009 a 2015. Recebeu o Right Livelihood Award (Prêmio Nobel Alternativo) em Estocolmo, em 2003, e foi nomeado Destacado Professor Público da International Studies Association em San Francisco em 2008. Obteve o PhD em sociologia pela Universidade de Princeton em 1975.

É autor ou co-autor de 23 livros, incluindo Debacle de Desenvolvimento: O Banco Mundial nas Filipinas (1982), Dragons in Distress: Asia’s Miracle Economies in Crisis (1990), Dilemas da Dominação (2005), Guerras Alimentares (2009), A Última Estória do Capitalismo? (2013), Paradigm Trap: Abraço do Estabelecimento de Desenvolvimento de Mianmar e Como Quebrar Solto (2018), Dragões de Papel: China e a Próxima Queda (2019), e Contra-Revolução: A Ascensão Global da Extrema Direita (2019). Ele foi professor da Universidade das Filipinas, da Universidade da Califórnia em Berkeley, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, da Universidade da Califórnia em Irvine, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e da St. Mary’s University em Halifax, Nova Escócia. Um ativista em primeiro lugar, ele invadiu o Banco Mundial e subtraiu 6.000 páginas de documentos confidenciais que serviram de base para seu livro de 1982, “Debacle de Desenvolvimento: O Banco Mundial nas Filipinas”, e foi repetidamente preso e encarcerado nos Estados Unidos por desobediência civil em protestos contra a ditadura de Marcos nas Filipinas, no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional.

Página do evento no Facebook: clique aqui.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn