No dia 10 de setembro a Editora D’Plácido e a Tapera Taperá realizam o lançamento do livro “A Revista Íntima e as Visitantes de Estabelecimentos Prisionais”, de Bruna Rachel de Paula Diniz. Haverá debate sobre o tema com a autora. Entrada gratuita.
“A revista íntima foi por décadas o procedimento padrão para o controle da entrada de visitantes dos estabelecimentos prisionais brasileiros, tendo sido formalmente proibida com a aprovação da lei nº 13.271/2016. Nesse estudo, trata-se da problemática da revista sob a ótica da Dogmática Penal, da Criminologia e dos Estudos de Gênero, debatendo essas contribuições teóricas com as próprias visitantes, por meio de pesquisa etnográfica feita nas filas de espera para visita de dois Centros de Detenção Provisória do Estado de São Paulo entre os anos de 2015 e 2017. Ao final, tem-se um panorama do que foi o dito “fim da revista vexatória” e como os atores nele envolvidos entenderam esse processo de mudança.”
“Bruna Diniz é graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tendo realizado intercâmbio acadêmico durante a graduação na Universidad Nacional de Córdoba na Argentina. É mestra em Direito Penal também pela FDUSP e foi bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst para intercâmbio na Freiburg Universität (Alemanha). Em 2019 iniciou o Doutorado em Direito Penal na FDUSP e é professora universitária.”