Nos dias 8 e 9 de novembro acontece o Fórum: Poéticas X Fascismo na Tapera, realizado com o coletivo PoesiAkt0
Programação
08.11 – Sexta-feira
19h – Exibição dos filmes “Tebas”, “Fundo do Olho” e “Poesia contra o Fascismo”
19h30 – Poesia-corpo-gesto: transfigurar o real (José Adão Oliveira, Onika Bibiana, Juliana di Fiori, Gabriel Kerhart, Sebastião Nicomedes de Oliveira)
20h30 – Lançamento do livro “Diarias”, de Jonas Mekas e exibição do filme “Viva Jonas!” (3 min)
20h40 – Dia-dia, Diarias, Cine-diário (Patrícia Mourão, Walter Vector)
21h30 – Microfone Aberto
09.11 – Sábado
16h30 – Microfone aberto: Reverberação Chamado Povoamentos Poetas
17h30 – Política, anti-política e estética sem estética (Leonardo Araújo Bezerra – Glac Edições, ColetivA Ocupação, Pedro Paulo Rocha)
18h30 – Microfone aberto: Pergunta pública “Para que poetas em tempos de catástrofes?”
Entrada gratuita
“Frente à crise ambiental, socioambiental, antropo, capitalo chthuloceno. Frente ao vivo em crise, colocado em crise pelo neoextrativismo de nióbio, subjetividades, dados.
Frente à crise como forma de governo, a de um capitalismo patriarcal – ego, logo, falo, eurocêntrico que só acredita e promove a morte.
Frente ao semiocapitalismo, que tergiversa a linguagem, aquele no qual << todo ato de transformação pode ser substituído por informação e o processo de trabalho se realiza através da recombinação de signos >> (BIFO, 2010, p.107).
Escutando o convite a novas alianças: cosmopolíticas: <<faça redes, não bebes” >> (Donna Harraway) evocamos o Fórum: Poéticas X Fascismo
O Fórum é uma ressonância do poesiAkt0 criado coletivamente,realizado na praça Roosevelt, Sala Oscarito, em junho de 2019 – cujo objetivo foi pensar nosso tempo em torno de novas alianças e ações colaborativas, estéticas e micropolíticas.
Fórum: Poéticas X Fascismo pretende dar vazão a uma arquitetura de encontros que articule potências, alianças e poéticas a fim de pensar nosso tempo, as poéticas-relações, conter os constantes atentados contra a vida e, por fim, dar vazão à vida, que pede passagem.”
Importante: aos sábados, a Galeria Metrópole fecha após às 18 horas, não sendo possível a entrada após esse horário. Não se atrase!
Curadoria coletiva @PoesiaAktO