No dia 30 de agosto a Editora Três Estrelas e a Tapera Taperá realizam o lançamento do livro “Escritos de Carlos Drummond de Andrade Sobre Machado de Assis: Amor Nenhum Dispensa uma Gota de Ácido”, organizado pelo professor Hélio de Seixas Guimarães. Haverá debate no dia com o organizador e a pesquisadora de modernismo brasileiro Rita Palmeira. Entrada gratuita.
“Em 1925, um estudante de farmácia e jovem poeta que assinava Carlos Drummond publicou n’A Revista, de Belo Horizonte, um artigo intitulado “Sobre a tradição em literatura”. Aos 22 anos, cheio de ímpeto juvenil, considerava Machado de Assis um “entrave à obra de renovação da cultura geral” a ser repudiado. Três décadas mais tarde, em 1958, Drummond publicou o poema “A um bruxo, com amor”, uma das mais belas homenagens de escritor para escritor na literatura brasileira. Um único verso dá a medida do elogio: ‘Outros leram da vida um capítulo, tu leste o livro inteiro’.
Ao longo das três décadas que separam posições tão antagônicas, sob distintos pretextos e ângulos, Machado foi tema de inúmeros textos do poeta itabirano. Pela primeira vez reunidos num único volume e acompanhados de imagens, esses escritos retraçam o percurso da compreensão profunda do escritor mais velho pelo mais novo e permitem um novo olhar sobre o legado machadiano e sua relação com o modernismo brasileiro.
A apresentação escrita por Hélio de Seixas Guimarães, pesquisador e professor livre-docente de literatura brasileira na Universidade de São Paulo (USP), ilustra e guia o leitor ao longo das diversas influências e opiniões que Drummond teve sobre Machado. “À medida que Drummond envelhece, Machado torna-se mais próximo e parece rejuvenescer”, resume Hélio. O livro é fruto da pesquisa de Hélio que encontrou grande parte dos textos em cadernos com recortes sobre Machado de Assim alimentados pelo bibliófilo Plínio Doyle. O projeto gráfico é de Luciana Facchini e contém fotos do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, e da Fundação Casa de Rui Barbosa.”
Hélio de Seixas Guimarães é professor livre-docente de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas na Universidade de São Paulo, pesquisador do CNPq, editor da Machado de Assis em linha – revista eletrônica de estudos machadianos (Qualis A1) e pesquisador associado da Biblioteca Brasiliana Mindlin. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre e doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, tem pós-doutorados na University of Manchester (2007), Reino Unido, e na Fundação Casa de Rui Barbosa (2015-2016), no Rio de Janeiro. Atua principalmente nos seguintes temas: Machado de Assis, recepção crítica, adaptações de textos literários para cinema e televisão.
Rita Palmeira é doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2009). É bacharel em Letras (1997) e mestre em Teoria e História Literária (2000) pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professora temporária na FFLCH/USP (1o semestre de 2012) e professora efetiva na Facamp (2001-2011). Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literatura. Tem pesquisa nos seguintes temas: surrealismo francês, modernismo brasileiro, narrativas do cárcere e literatura brasileira contemporânea. (Lattes)