Política e Cultura em Mário de Andrade

Relança: a FESTA
4 de outubro de 2019
Lançamento “Crônicas do Ensino Básico”
4 de outubro de 2019

Política e Cultura em Mário de Andrade

Date: 5 de outubro de 2019
Time: 10:30  to  13:00

Pegando carona no Festival Mário de Andrade – A Virada do Livro, em 05 de outubro, sábado, a partir das 10:30 horas, promoveremos a conversa “Política e Cultura em Mário de Andrade”, em parceria da Tapera Taperá com a Escola do Parlamento.

O evento é uma discussão aberta e informal sobre uma das múltiplas facetas de Mário de Andrade, a de pensador e gestor de instituições, formulador e executor de políticas publicas.

Mário foi o primeiro Diretor do Departamento de Cultura do Município de São Paulo, entre 1935 e 1938, quando liderou projetos para a antiga Bibliotheca Municipal (atual Biblioteca Mário de Andrade), a discoteca pública e parques da cidade. Também criou a proposta que redundaria no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que mais tarde se tornou o IPHAN. Em 1938, Mario assumiu a direção do Instituto de Artes da atual Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

É com orgulho então que, nesta manhã de festival literário no centro histórico, teremos o privilégio de receber a Dra. Ana Cristina Arantes, autora do livro “Mario de Andrade: o precursor dos parques infantis em São Paulo”, Eduardo Sena, doutorando (ECA-USP), autor de “Um turbilhão sublime: Mario de Andrade e o Departamento de Cultura de São Paulo”, pelo IEA, Silvana Rubino, Profa. Dra. da Unicamp, curadora da Ocupação Mario de Andrade no Itaú Cultural (2013), Ricardo Queiroz, que atua em bibliotecas públicas faz 25 anos e é um dos articuladores na construção do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e da Biblioteca da cidade de São Paulo, e finalmente Waltemir Jango Nalles, o Miro, com longa trajetória na área, tendo sido coordenador de biblioteca do Centro Cultural São Paulo, entre outras funções.

O encontro será dividido em dois blocos:

A Profa Ana Cristina e Eduardo Sena conversarão entre 10h30m-11h30m, sendo seguidos pela Prof. Silvana Rubino, Ricardo Queiroz e Miro, entre 11h30m-13hs. Nos dois blocos, a idéia é, além das apresentações, haver espaço para boas trocas de idéias com o público.

————————————————————————————

Ana Cristina Arantes possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1973), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tibiriça (1979), Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). É autora do livro “Mario de Andrade: o precursor dos parques infantis em São Paulo”.

Eduardo Sena é Gerente de Projetos no Instituto Pedra, atuou em funções de assessoria e coordenação na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, no Theatro Municipal e na Fundação Bienal, entre os anos de 2006 e 2018. Graduado em Administração Pública pela Unesp (campus Araraquara), doutorando e mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, pesquisa a história das políticas culturais no Brasil e as dinâmicas culturais contemporâneas.

Silvana Barbosa Rubino é professora livre-docente do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2002). É docente em tempo integral (RDIDP). do Departamento de História Universidade Estadual de Campinas desde 2003, ensinando na graduação e pós-graduação, e também no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Ricardo Queiroz Pinheiro, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (FESPSP – 1994), Mestre em Ciência da Informação (ECA – USP, 2016), atua em Biblioteca Pública há 25 anos (gestão , atendimento, mediação de leitura); atuou como articulador na construção do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e da Biblioteca da Cidade de São Paulo.

Waltemir Jango Nalles é bibliotecário e coordenou o Serviço de Informação e Documentação da ONG Ação Educativa e a Biblioteca Paulo Leminski do CEU Parque Veredas. Foi supervisor da Diretoria de Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo e coordenador geral do Sistema Municipal de Bibliotecas. Atualmente coordena a Coordenação de Bibliotecas Especiais do Centro Cultural São Paulo.

Evento do Facebook: Clique aqui